Projeto Pedagógico

O Colégio São Miguel Arcanjo está comprometido com a formação cidadã plena de seus alunos, tendo como objetivo principal responder às necessidades educativas fundamentais, trabalhando de forma a acompanhar a estrutura e exigência sociais contemporâneas. Buscamos um ensino contextualizado, onde os temas mais candentes da atualidade estejam presentes, incentivando nossos alunos ao debate de ideais e análise das questões pertinentes ao mundo real, articulando possíveis soluções através da articulação do conhecimento de diversas disciplinas, não somente nas aulas, mas também através de projetos culturais realizados ao longo do ano letivo.

O trabalho pedagógico, portanto, é focado no desenvolvimento das habilidades, competências, raciocínio lógico, interpretativo, argumentativo e análise crítica da sociedade. Da mesma forma, o trabalho realizado está amparado no princípio do desenvolvimento das múltiplas inteligências, enfatizando a inteligência emocional interpessoal e intrapessoal através da construção da identidade e da autonomia dos alunos, assim como o trabalho em equipe.

A relação professor-aluno tem como premissa o respeito mútuo, a identificação e o carinho, haja vista que a escola é um espaço democrático e, como tal, deve prezar pelo respeito entre professores e alunos para então, alcançar o objetivo da disciplina consciente e desenvolvimento de ambos. O aluno é tratado legitimamente como sujeito de sentimentos, valores, vontades e personalidade única. Para tal, de acordo com as necessidades surgidas, trabalhamos tanto com as famílias, como com os profissionais envolvidos neste processo. Desta forma nossa educação está fundada nos quatro pilares essenciais que possibilitam a constituição da autonomia:

• Aprender a conhecer,
    • Aprender a fazer,
    • Aprender a viver com os outros,
    • Aprender a ser.