Trabalho de campo com os pequenos da pré-escola

Postado em 04/09/2021

Trabalho de campo com os pequenos da pré-escola

Visitas permitem aprofundar o estudo de temas tratados em classe. Para alcançar esse objetivo, você precisa orientar a pesquisa, indicar leituras de textos diversos e definir com a turma um roteiro para guiar os registros feitos em campo.

Visitar parques ecológicos, museus, zoológicos e planetários permite às crianças da pré-escola exercitar um olhar investigativo sobre o mundo, aprofundando um tema após tê-lo estudado em sala. Afinal, essa atividade, se bem planejada, garante aos pequenos um tipo de resposta para seus questionamentos bem diferente daqueles que poderiam ser encontrados nos livros.

Para não cair na armadilha de transformar a saída em passeio, é importante ter objetivos claros. A turma deve saber para onde está indo, o que vai encontrar no local e o que se espera dela lá. Por isso, a atividade não é algo isolado. Ela vai além da visita e faz parte de um projeto de estudo maior, que começa em sala.

Antes de colocar os pés na rua, é preciso definir o tema de estudo e estimular o interesse dos pequenos. Alguns assuntos que fazem parte do programa, como espécies de animais, surgem naturalmente e são apresentados pelas próprias crianças. Outros aparecem pela sua intervenção. "Vale aproveitar a curiosidade e o conhecimento prévio da turma para eleger o tema do trabalho", diz Andressa Baena, professora da EMEI Anita Garibaldi, em São Paulo (leia o quadro abaixo). Ao discutir os bichos em sala, ela iniciou um trabalho de investigação que contou com a leitura de textos informativos e uma visita ao zoológico de São Paulo.

Outras Notícias

 

A importância de estabelecer limites
Postado em 29/11/2021

Definir regras é uma das grandes dificuldades para os pais de hoje, mas é também uma das atitudes mais importantes para criar uma criança segura e feliz

Cenas dantescas de birra, com a criança esperneando no chão enquanto pais constrangidos olha...
leia mais »

A Idade da Vergonha
Postado em 08/11/2021

À medida que crescem, as crianças vão mudando suas atitudes, ficam mais reservadas diante dos pais ou daqueles que estão ligados ao seu cotidiano.

É normal que isso aconteça por volta dos oito, dez anos de idade, na pré-adolescência...
leia mais »

Alunos bagunceiros
Postado em 28/10/2021

Aluno bagunceiro em sala de aula é o que perturba o andamento da aula, prejudicando a aprendizagem - não só a própria como a dos outros colegas. Não vou listar aqui as bagunças mais comuns ou até mesmo as especiais para não estimular o leito...
leia mais »