Criança Criativa - Sucesso na Vida

Postado em 18/08/2021

Criança Criativa - Sucesso na Vida

Criança Criativa - Sucesso na Vida

Você deve estar pensando que a criatividade está relacionada com a habilidade de desenhar e que esta habilidade não é assim tão importante como leitura, escrita e aritmética. Certo?

Errado! Criatividade é mais do que fazer uma pequena ou grande obra de arte, a criatividade do seu filho durante a infância será o diferencial dele quando adulto sobre como ele conseguirá resolver problemas no trabalho, fazendo descobertas científicas ou inventando novas tecnologias. Na verdade, não há nenhuma área da vida onde seu filho não se beneficiaria de uma grande imaginação e da confiança para usá-la.

 

Todos nós nascemos criativos - é o que nos torna humanos. O problema é que nosso sistema educativo está suprimindo este poder criativo. Mas há muita coisa que você como mãe pode fazer para estimular o lado criativo do seu filho, vejamos:

 

Compre brinquedos interativos

Em vez de livros de colorir, forneça cola, tesoura sem pontas, papel cartolina, lápis de cera e incentive seu filho a construir algo como figuras recortadas de animais, casas, carros etc.

Em vez de bonecos que falam, incentive sua filha a criar e dar vozes às bonecas e bichos de pelúcia.

Em vez de comprar brinquedos que fazem apenas uma coisa, mostre ao seu filho como os blocos de madeira e legos podem tornar-se qualquer coisa com um pouco de imaginação.

Ensine a improvisar

Em vez de correr para a loja na próxima vez que seu filho quiser alguma coisa, ensine-o a criar aquilo que ele precisa. Por exemplo:

Um cesto de roupa e uma bola de futebol poderiam tornar-se um jogo de basquete!

Vocês poderiam fazer joelheiras de plástico bolha e fita adesiva!

Em vez de correr imediatamente para a loja de brinquedos, pensem juntos e incentive seu filho a criar soluções. Tudo bem se as idéias de vocês não funcionarem sempre, o importante é que ao "utilizar a mente" para encontrar meios de se construir o que se precisa, ajuda seu filho a alcançar resiliência (capacidade de lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas).

Estimule a confiança - não à conformidade.

Por exemplo, se ele quer usar uma meia azul e outra vermelha, se o pássaro que ele desenhou tem três asas, e daí? Qual o problema? Se você quiser fazer de seu filho um pensador original, deve louvar a sua originalidade. Acredite, isto faz toda a diferença!

Outras Notícias

 

A importância de estabelecer limites
Postado em 29/11/2021

Definir regras é uma das grandes dificuldades para os pais de hoje, mas é também uma das atitudes mais importantes para criar uma criança segura e feliz

Cenas dantescas de birra, com a criança esperneando no chão enquanto pais constrangidos olha...
leia mais »

A Idade da Vergonha
Postado em 08/11/2021

À medida que crescem, as crianças vão mudando suas atitudes, ficam mais reservadas diante dos pais ou daqueles que estão ligados ao seu cotidiano.

É normal que isso aconteça por volta dos oito, dez anos de idade, na pré-adolescência...
leia mais »

Alunos bagunceiros
Postado em 28/10/2021

Aluno bagunceiro em sala de aula é o que perturba o andamento da aula, prejudicando a aprendizagem - não só a própria como a dos outros colegas. Não vou listar aqui as bagunças mais comuns ou até mesmo as especiais para não estimular o leito...
leia mais »