4 dicas para fazer ótimas anotações em aula

Postado em 22/01/2022

4 dicas para fazer ótimas anotações em aula

Para ser um bom estudante, você precisa desenvolver sua capacidade de organização, bons hábitos de estudo e disciplina em geral. Uma das primeiras habilidades que você deve fortalecer é a sua capacidade de fazer anotações rápidas. Parece fácil, mas na verdade esse exercício exige um grande esforço do seu cérebro para entender a matéria e organizar as informações.

Se você deseja ser um estudante de sucesso, confira algumas dicas que são essenciais para fazer ótimas anotações em sala de aula:

 1. Use as ferramentas certas

Para fazer boas anotações, você precisa utilizar as ferramentas corretas. Caneta e caderno ou laptop não podem faltar na sua mochila! Por isso, antes de sair de casa, verifique se você tem todos os materiais que precisa para fazer ótimos resumos.

 2. Utilize a tecnologia

Faça uso das novas tecnologias para facilitar a sua vida. Muitas pessoas têm mais facilidade para digitar do que para escrever. Se esse é o seu caso, não perca tempo! Leve o seu computador para a sala e desenvolva as suas anotações. Não se esqueça de pedir a autorização do professor para utilizar essas tecnologias na aula.

3. Seja organizado

Independentemente de como você vai fazer as suas anotações, você precisa ser organizado. Escrever frases sem sentido ou colocar lembretes fora do assunto só vai atrapalhar os seus estudos. Procure anotar as principais ideias e conceitos para que o seu resumo não fique confuso.

 4. Anote as ideias principais

Você não precisa anotar tudo o que o seu professor diz. Para fazer bons resumos, você precisa anotar as principais ideias e conceitos para entender a matéria quando for estudar sozinho. Na hora de fazer as suas anotações lembre-se que o menos pode ser mais.

Fonte: Universia Brasil

 

Outras Notícias

 

Afetividade no Contexto Sala de Aula
Postado em 06/08/2022

Segundo Libâneo, os aspectos sócio-emocionais cooperam para a relação professor-aluno. Esses, de acordo com o autor, referem-se aos vínculos afetivos entre professor e alunos, bem como às normas e exigências objetivas que regem o procedimento dos alu...
leia mais »

10 valores para ensinar a seu filho
Postado em 29/07/2022

Por mais que a rotina cheia atrapalhe a relação entre pais e filhos, é essencial achar um tempinho para um maior convívio. É por meio desse tempo juntos que é possível ensinar valores essenciais para a formação humanística da c...
leia mais »

Estar online é preciso… mas brincar muito também!
Postado em 21/07/2022

Estar online é preciso… mas brincar muito também!

“As crianças de agora só querem jogar no computador e estar na internet”, é uma expressão cada vez mais freqüente nos adultos atualmente. Pais e avós que estranham ...
leia mais »